Já teve a oportunidade de ver um de perto?
Então observe ao lado:
www.wikispaces.comPara entender o procedimento completo da construção de uma webquest dentro do wikispaces, segue abaixo os passos enviados pela professora.
São 12 etapas para construirmos a webquest, estão prontos para iniciar?
1. Agora que vocês já visitaram e conheceram alguns exemplos de webquest, vamos iniciar a construção da nossa própria webquest.O ponto de partida deve ser a escolha do tema. Seu grupo já definiu o tema da webquest? Ainda não?! Então vamos lá, escolham primeiro o tema. Não esqueçam de pensar e deixar claro também para qual série vocês estarão criando a webquest.
2. Escolhido o tema, vocês estão prontos para dar o pontapé inicial: construir a introdução da webquest. Vamos realizar a construção na página wiki criada pelo grupo e somente no final colocaremos na web no formato webquest, OK? Lembrem-se que toda boa idéia pode ser fruto de bons modelos referenciais que auxiliem a dar partida à nossa imaginação. Portanto, pesquisem, visitem algumas webquests e, mãos à obra! Além das webquests que vocês já visitaram nos sites:http://www.webquest.futuro.usp.br/www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq
Dêem uma olhada nas introduções das seguintes webquests:
1. Agora que vocês já visitaram e conheceram alguns exemplos de webquest, vamos iniciar a construção da nossa própria webquest.O ponto de partida deve ser a escolha do tema. Seu grupo já definiu o tema da webquest? Ainda não?! Então vamos lá, escolham primeiro o tema. Não esqueçam de pensar e deixar claro também para qual série vocês estarão criando a webquest.
2. Escolhido o tema, vocês estão prontos para dar o pontapé inicial: construir a introdução da webquest. Vamos realizar a construção na página wiki criada pelo grupo e somente no final colocaremos na web no formato webquest, OK? Lembrem-se que toda boa idéia pode ser fruto de bons modelos referenciais que auxiliem a dar partida à nossa imaginação. Portanto, pesquisem, visitem algumas webquests e, mãos à obra! Além das webquests que vocês já visitaram nos sites:http://www.webquest.futuro.usp.br/www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq
Dêem uma olhada nas introduções das seguintes webquests:
Webquest sobre aquecimento global
Webquest sobre viagens interplanetárias
Webquest sobre Mazzaropi
Webquest orbitando pelos planetas
(...) E vejam de que forma elas podem contribuir nas idéias de vocês. Vejam também um modelo do que NÃO é uma webquest, para que a sua produção possa ser de alto nível:Webquest sobre adjetivosAo escrever a introdução da webquest, lembrem: Os alunos, por mais que não demonstrem isso, gostam muito de situações desafiadoras e misteriosas, instigantes e provocantes!
3. Está pronta a introdução? Então avisem a professora para dar uma lida. Concluída a introdução, comecem a pensar sobre a TAREFA da webquest. Lembrem: a tarefa é a parte mais importante na webquest, é ela que distingue uma boa webquest de uma tentativa frustrada de produção para a web. Para conhecer os tipos de tarefas propostos por Bernie Dodge, acesse o texto Taskonomia das webquests: uma taxonomia de tarefas. Ao trabalharem com uma Webquest, os alunos deverão realizar uma tarefa determinada. Eles terão que organizar as informações que localizarem na Internet e não apenas copiar e colar! Não esqueçam disto!
4. Leitura do Texto: TASKONOMIA DAS WEBQUESTS
5. Agora que vocês já leram o texto, serão capazes de identificar o tipo de tarefa, segundo a classificação proposta por Bernie Dodge e elaborar então, uma boa tarefa para a webquest do grupo. Após a produção da tarefa, chamem a professora para olhar e deixar algumas idéias e dicas, certo?
Webquest sobre viagens interplanetárias
Webquest sobre Mazzaropi
Webquest orbitando pelos planetas
(...) E vejam de que forma elas podem contribuir nas idéias de vocês. Vejam também um modelo do que NÃO é uma webquest, para que a sua produção possa ser de alto nível:Webquest sobre adjetivosAo escrever a introdução da webquest, lembrem: Os alunos, por mais que não demonstrem isso, gostam muito de situações desafiadoras e misteriosas, instigantes e provocantes!
3. Está pronta a introdução? Então avisem a professora para dar uma lida. Concluída a introdução, comecem a pensar sobre a TAREFA da webquest. Lembrem: a tarefa é a parte mais importante na webquest, é ela que distingue uma boa webquest de uma tentativa frustrada de produção para a web. Para conhecer os tipos de tarefas propostos por Bernie Dodge, acesse o texto Taskonomia das webquests: uma taxonomia de tarefas. Ao trabalharem com uma Webquest, os alunos deverão realizar uma tarefa determinada. Eles terão que organizar as informações que localizarem na Internet e não apenas copiar e colar! Não esqueçam disto!
4. Leitura do Texto: TASKONOMIA DAS WEBQUESTS
5. Agora que vocês já leram o texto, serão capazes de identificar o tipo de tarefa, segundo a classificação proposta por Bernie Dodge e elaborar então, uma boa tarefa para a webquest do grupo. Após a produção da tarefa, chamem a professora para olhar e deixar algumas idéias e dicas, certo?
Dúvidas? Entre em contato com a turma de pós-graduação, os endereços dos blog´s para informação estão linkados neste site. Aproveitem a tecnologia e divirtam-se!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário