domingo, 29 de julho de 2007

A CRIANÇA E DEUS (reflexão)



Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"

E Deus disse: "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."

Criança: "Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"

Deus: "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."

Criança: "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"

Deus: "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."

Criança: "E o que farei quando eu quiser Te falar?"

Deus: "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."

Criança: "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"

Deus: "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própriavida."

Criança: "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."

Deus: "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.

A criança, apressada, pediu suavemente:"Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."

E Deus respondeu :"Você chamará seu anjo de ... MÃE!"


( autor desconhecido )

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Os 8 Sensos ( 8 "S" )

O programa 8 "S" é um sistema organizador, mobilizador e transformador que visa reverter perdas e impulsionar mudanças.
Foi criado no pós-guerra no Japão em 1949. De lá para cá muitas atualizações foram feitas neste programa, por isso é conhecido de diversas formas, como o famoso 5 "S", porém já nos dias atuais é conhecido em algumas empresas por 8 "S", mas já se comenta em 12 "S".
Este programa de 8 "S" trás muitos benefícios para seus usuários, veja abaixo o nome de cada senso e sua função.
SEIRI - Senso de utilização ou organização (separa os objetos necessários dos que não são necessários, dando a cada um deles o destino adequado);
SEITON - Senso de ordenação (ordenar as coisas necessárias de acordo com a facilidade de acesso, levando em conta a natureza do objeto - periculosidade);
SEISO - Senso de limpeza (eliminar a sujeira e as fontes de sujeita, conservando a limpeza do ambiente);
SEIKETSU - Senso de saúde (conservar a higiene física e mental. O local de trabalho está agradável? Estamos em ausência de acidentes? Estamos com uma melhor disposição para o trabalho?);
SHITSUKE - Senso de auto-disciplina (a disciplina reduz a necessidade de controle e fiscalização. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo. Não espere mandarem, cumpre seu dever);
SHIKARI YARO - Senso de determinação e união (tolerância com o erro do outro não significa permitir o erro. Alertar o colega com respeito. Somente com o objetivo focado pela equipe toda é que se alcança uma meta);
SHIDO - Senso de treinamento, educação continuada (as pessoas devem investir no seu currículo, devem buscar participar dos treinamentos promovidos pela empresa);
SEISON - Senso de economia (buscar as formas de reaproveitar/reclicar os resíduos; estudar melhorias nos processos, de forma a torná-los mais rápidos e eficientes.
E então, percebeu que todos estes sensos são vistos por nós desde nossa educação familiar? Não tem nada de diferente, mas quando aplicado trás muitas melhorias de trabalho e qualidade de vida.
Que tal por em prática se ainda não o faz?
BOA SORTE!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Produzindo uma Webquest

Que tal você criar uma webquest dentro do wikispaces?
Já teve a oportunidade de ver um de perto?
Então observe ao lado:
www.wikispaces.com
Para entender o procedimento completo da construção de uma webquest dentro do wikispaces, segue abaixo os passos enviados pela professora.
São 12 etapas para construirmos a webquest, estão prontos para iniciar?
1. Agora que vocês já visitaram e conheceram alguns exemplos de webquest, vamos iniciar a construção da nossa própria webquest.O ponto de partida deve ser a escolha do tema. Seu grupo já definiu o tema da webquest? Ainda não?! Então vamos lá, escolham primeiro o tema. Não esqueçam de pensar e deixar claro também para qual série vocês estarão criando a webquest.
2. Escolhido o tema, vocês estão prontos para dar o pontapé inicial: construir a introdução da webquest. Vamos realizar a construção na página wiki criada pelo grupo e somente no final colocaremos na web no formato webquest, OK? Lembrem-se que toda boa idéia pode ser fruto de bons modelos referenciais que auxiliem a dar partida à nossa imaginação. Portanto, pesquisem, visitem algumas webquests e, mãos à obra! Além das webquests que vocês já visitaram nos sites:http://www.webquest.futuro.usp.br/www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq
Dêem uma olhada nas introduções das seguintes webquests:
Webquest sobre aquecimento global
Webquest sobre viagens interplanetárias
Webquest sobre Mazzaropi
Webquest orbitando pelos planetas
(...) E vejam de que forma elas podem contribuir nas idéias de vocês. Vejam também um modelo do que NÃO é uma webquest, para que a sua produção possa ser de alto nível:Webquest sobre adjetivosAo escrever a introdução da webquest, lembrem: Os alunos, por mais que não demonstrem isso, gostam muito de situações desafiadoras e misteriosas, instigantes e provocantes!
3. Está pronta a introdução? Então avisem a professora para dar uma lida. Concluída a introdução, comecem a pensar sobre a TAREFA da webquest. Lembrem: a tarefa é a parte mais importante na webquest, é ela que distingue uma boa webquest de uma tentativa frustrada de produção para a web. Para conhecer os tipos de tarefas propostos por Bernie Dodge, acesse o texto Taskonomia das webquests: uma taxonomia de tarefas. Ao trabalharem com uma Webquest, os alunos deverão realizar uma tarefa determinada. Eles terão que organizar as informações que localizarem na Internet e não apenas copiar e colar! Não esqueçam disto!
4. Leitura do Texto: TASKONOMIA DAS WEBQUESTS
5. Agora que vocês já leram o texto, serão capazes de identificar o tipo de tarefa, segundo a classificação proposta por Bernie Dodge e elaborar então, uma boa tarefa para a webquest do grupo. Após a produção da tarefa, chamem a professora para olhar e deixar algumas idéias e dicas, certo?
Dúvidas? Entre em contato com a turma de pós-graduação, os endereços dos blog´s para informação estão linkados neste site. Aproveitem a tecnologia e divirtam-se!!

sábado, 7 de julho de 2007

SOBRE A AULA

Penso que a aula de hoje foi bem produtiva, vários foram os conhecimentos adquiridos, porém no meu ponto de vista, muitas foram as informações tecnológicas para um intervalo curto de tempo para cada atividade.
Seria interessante que a carga horária da disciplina fosse maior para que cada módulo pudesse ser melhor aprimorado e sanado por completo as dúvidas.
Infelismente não concordo com o outro módulo da aula ocorrer só em dezembro deste ano, é muito tempo longe deste primeiro encontro e talvés assim ficará difícil de realizar a tarefa da forma como deveria.
No restante a aula foi gratificante pela quantidade de novos conhecimentos adquiridos bem como de outros aprimorados.

WEBQUEST

1) Entre os dois exemplos mostrados aqui, qual o melhor? Por que?
R:Alimentação & Saúde.
Porque as atividades focadas proporcionaram aos estudantes aprender a trabalhar juntos e de forma colaborativa, criando assim, necessidades de discussão e consenso. Por este motivo ela foi considerada a melhor na nossa opinião.

2) Qual o pior exemplo? Por que?
R:Onde estão os meus avós?
Ao observar a webquest foi visto que a mesma é muito especifica para a arte musical (guitarra) e assim não desperta o mesmo interesse nos alunos, pois nem todos gostam deste tipo de assunto.


Equipe: Adelaide, Jairo, Renalda, Rosanete.

BLOG

O blog é uma página web atualizada freqüentemente. É um espaço virtual contendo diversos temas que vão desde: diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Blogs são páginas pessoais da Internet que têm mecanismos de interação e permitem manter conversas entre grupos. Essas páginas por sua vez tornaram-se muito populares entre jovens, que transformaram o ciberespaço em seus diários pessoais. Algum tempo depois do seu surgimento, esse sistema foi descoberto por repórteres, editores de vários países bem como de empresários, passando a servir de ferramentas para um novo gênero de exposição das opiniões que normalmente deixavam de ser utilizadas.

No site http://www.tecnopos.blogspot.com/ encontrei diversos links de blogs interessantes para a compreensão de como um blog funciona e qual sua utilidade. Nele observei assuntos dentro da área educacional como: a importância do brincar, temas como desarmamento, a produção de vídeos com alunos, enfim, a visitação nestes blogs trouxe-me novas idéias e me fez ver a importância de criar um blog.
Sendo assim, compreendi que esta ferramenta é muito útil na gestão de empresas para assim garantir melhorias na qualidade de seu serviço bem como do aprimoramento e treinamento de seus funcionários.